Coleção Afonso Carlos Marques dos Santos
Biografia
Graduado em história pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais- IFCS da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Ciências Humanas, na área de História Social pela Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A partir de 1997 passa a professor titular da cadeira de Teoria e Metodologia da Historia do IFCS.
Escreveu artigos para os Anais do Museu Histórico Nacional , Revista Brasileira de História da ANPUH, Revista de História da USP, Boletim Informativo do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro , seminário EBA-80 da Escola de Belas Artes da UFRJ. Colaborou nas edições dos livros: Uma cidade em questão; Gradjean de Montigny e o Rio de Janeiro, editado pela PUC/Funarte; O Rio de Janeiro de Lima Barreto, Rioarte; Cem anos de Pedro Ernesto, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, 1985; L'image de la Revolution Française, Sorbonne, 1989; Universidades: história, memória, perspectivas, Coimbra, 1991; Memória, cidade e cultura, Eduerj, 1997.
Sua atuação e preocupação com a bibliografia da Cidade do Rio de Janeiro não se limita apenas às contribuições de cunho próprio. Foi idealizador, organizador e coordenador da coleção Biblioteca Carioca , publicada pelo antigo Departamento de Cultura da cidade do Rio de Janeiro , quando lá esteve entre os anos de 1983 e 1986, enquanto diretor geral.
Foi nomeado membro correspondente do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra. Ocupou o cargo de coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro , no período de 1998 a 2002.
Na condição de sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro , assumiu em 11 de maio de 2000 a cadeira de n. 5, que tem como patrono Manuel de Araújo Porto Alegre.
Integrou os quadros do CNPq, CAPES, Faperj, Fapesp, Cepeg/UFRJ e a sub-reitoria de pós-graduação da UERJ.