História da Biblioteca

   

palacio

    A Biblioteca Pedro Calmon, do Forum de Ciência e Cultura, foi criada a partir do acervo da antiga Biblioteca Central da Universidade do Brasil, instituída pelo Decreto-Lei n° 8393, de 17 de dezembro de 1945, com sede na Rua do Ouvidor n.169.

    Em 14 de outubro de 1950, as novas instalações da Biblioteca Central foram inauguradas no Palácio Universitário da Praia Vermelha, com as presenças do Ministro da Educação, Prof. Pedro Calmon, e do Reitor da Universidade do Brasil, Prof. Deolindo Couto, sendo diretor Manuel Bastos Tigre, Patrono dos Bibliotecários.

    O acervo foi formado a partir das doações de homens ilustres das ciências e das letras, e de instituições culturais, além da aquisição de coleções particulares, destacando-se as que pertenceram a: Ramalho Ortigão, Afrânio Peixoto, Olegário Mariano, Rodolfo Garcia, Adyr Guimarães e Antonio Monteiro de Barros, muitas com assinaturas e dedicatórias. Em 1969, parte desta coleção foi transferida para a Faculdade de Letras, a pedido do Prof. Afrânio Coutinho.

    Durante a gestão do Reitor Prof. Pedro Calmon, o papel da  Biblioteca Central foi muito valorizado. Nesse período, o então reitor, acompanhava visitantes e personalidades ilustres das ciências, artes e política, que passavam por esta Universidade.

    Com a implantação do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI/UFRJ), em 1990, e em função dos novos objetivos, a antiga Seção de Circulação da Biblioteca Central, passou a ser denominada Centro Referencial, com a finalidade de atender suas novas demandas, preservando parte do acervo considerado de interesse para UFRJ e a Coleção de livros raros e preciosos.

    Em fins do ano de 2000, o espaço onde funcionava o Centro Referencial do SiBI passou a denominar-se Biblioteca Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura.

    Atualmente, o acervo é constituído de documentos textuais, iconográficos, multimídias e digitais, compondo as seguintes coleções: Afonso Carlos Marques dos Santos, Obras Raras,  Memória UFRJ, Estudos de Problemas Brasileiros, Reitores UFRJ e Fundos Arquivísticos,  além de ser depositária das obras produzidas pela Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Endereço: Biblioteca Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura - BPC/FCC Av. Pasteur, 250, Prédio do FCC 

Sala 101 22995-900 - Campus da Praia Vermelha - Urca - Rio de Janeiro

Bibliotecário Responsável: José Tavares da Silva Filho

Contato: tavaresarrobaforum.ufrj.br

Telefone: +55 (021) 2295-2346

UFRJ Biblioteca Pedro Calmon
Desenvolvido por: TIC/UFRJ