Estudos de Problemas Brasileiros

 

O Curso de Estudos de Problemas Brasileiros foi criado na Universidade Federal do Rio de Janeiro no início da década de 70 de acordo com os termos do Decreto-Lei n. 869 de 12 de setembro de 1969 , instituído pelo Conselho Federal de Educação e aprovado pela Câmara Reunida de Ensino Primário e Médio e Ensino Superior em 04 de fevereiro de 1970.

De acordo com o Decreto citado "a inclusão da Educação Moral e Cívica é disciplina obrigatória nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de ensino do País".

O art. 3º. § 2º. Estabelece "No sistema de ensino superior, inclusive pós-graduado, a Educação Moral e Cívica será realizada como complemento, sob a forma de "Estudos de Problemas Brasileiros" , sem prejuízo de outras atividades culturais visando ao mesmo objetivo".

Com a instituição desse Curso, o Fórum de Ciência e Cultura integrou dentro de sua Estrutura a Câmara de Estudos Brasileiros com os seguintes objetivos:

Debate e síntese dos problemas brasileiros; e

Debate e síntese das pesquisas referentes ao progresso do conhecimento.

 

O Reitor da UFRJ, Prof. Djacir Menezes, no uso de suas atribuições resolve designar o Prof. Pedro Calmon Moniz Bittencourt, de acordo com a portaria 377 de 22 de julho de 1970, Presidente da Câmara de Estudos Brasileiros do Fórum de Ciência e Cultura.

As informações acima foram extraídas do Boletim da UFRJ, nos. 11 e 30 de 1970 "Legislação e Pareceres do Conselho Federal de Educação".

Os resumos das monografias foram elaborados pela Profa. Adjunta Silvia Tiomno Tolmasquin em 1986.

..........................................................................................................................................................................................................................

Relação de monografias de Estudos de Problemas Brasileiros em ordem alfabética (Arquivo PDF - 64KB)

Endereço: Biblioteca Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura - BPC/FCC Av. Pasteur, 250, Prédio do FCC 

Sala 101 22995-900 - Campus da Praia Vermelha - Urca - Rio de Janeiro

Bibliotecário Responsável: José Tavares da Silva Filho

Contato: tavaresarrobaforum.ufrj.br

Telefone: +55 (021) 2295-2346

UFRJ Biblioteca Pedro Calmon
Desenvolvido por: TIC/UFRJ